segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

MAMOGRAFIA - INDICAÇÕES CLÍNICAS


Indicações Clínicas 
As indicações clínicas mais comuns para a mamografia incluem:

Carcinoma (câncer) de mama: O carcinoma de mama é dividido em duas categorias, não-invasivo e invasivo. O carcinoma não-invasivo é uma lesão distinta da mama que tem o potencial de se tornar um câncer invasivo. Essas lesões não podem metastatizar porque estão restritas à luz glandular e não têm acesso aos vasos linfáticos ou sanguíneos.

Acredita-se que o câncer invasivo tenha origem na unidade lobular do ducto terminal. A maioria desses cânceres não pode ser especificada sem uma avaliação histológica. O câncer de mama invasivo comporta o pior prognóstico global dos cânceres invasivos.

Fibroadenoma: Os fibroadenoma são os tumores ou nódulos sólidos ou tumores benignos compostos de tecidos fibroso e glandular. São lesões bem-circunscritas, com margens claramente definidas que podem ser sentidas durante a palpação. Tipicamente, eles têm a mesma densidade do tecido circunvizinho. A massa é um supercrescimento do teci­do fibroso do lóbulo mamário.

Doença fibrocística: Em geral, essa condição benigna comum é bi­lateral nas mulheres na pré-menopausa. Ela é composta de várias características, cujas mais óbvias são a fibrose e a dilatação cística dos duetos. Cistos múltiplos com tecido fibroso aumentado estão comumente distribuídos universalmente nas mamas.

Cistos: Os cistos são sacos repletos de líquido, benignos e que aparecem como massas bem-circunscritas. Geralmente, sua densidade é a do tecido circunvizinho; todavia, eles também podem aparecer mais densos. Para diagnosticar positivamente um cisto, as biopsias por agu­lha e ultra-sonografia são necessárias.

Doença de Paget do mamilo: Essa doença aparece primeiramente como uma ferida custosa ou escamosa no mamilo ou como uma secreção papilar. Pouco mais de metade das pacientes que apresentam esse câncer também tem um nódulo mamário. A doença de Paget pode ou não ser invasiva.

SUMÁRIO DAS INDICAÇÕES CLÍNICAS
Condição ou Doença
Ajuste Manual do Exame Radiográfico mais Comum
Possível Aparência Radiográfica
Fator de Exposição
Carcinoma mamário
Mamografia bilateral
Massa com calcificações agrupadas com margens irregulares.
Nenhum
Fibroadenoma
Mamografia bilateral e ultra-sonografia para diferenciar lesões sólidas versus císticas
Tumor de mama com margens lisas, bem-definidas.
Nenhum
Doença fibrocística
Mamografia bilateral e ultra-sonografia
Cistos fibrosos múltiplos são áreas de alta densidade               distribuídas universalmente em ambas as mamas.
Nenhum
Cistos
Mamografia bilateral e ultra-sonografia
Margens bem-definidas, têm uma densidade apenas ligeiramente maior que os tecidos circunvizinhos.
Nenhum
Doença de Paget do                 mamilo
Mamografia bilateral
Se houver massas presentes, elas aparecerão como carcinoma de mama.
Nenhum
'Depende da gravidade e do estágio da doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário