segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ESÔFAGO - SIST. GASTROINTESTINAL ALTO

CAVIDADES QUE SE COMUNICAM COM A FARINGE
As áreas sombreadas na Fig. 14.6 ilustram sete cavidades, ou aberturas, que se comunicam com as três porções da faringe. As duas cavidades nasais e as duas cavidades timpânicas se conectam com a nasofaringe.
As cavidades timpânicas do ouvido médio se conectam com a nosoforinge através das tubas auditivas, ou tubas de Eustáquio (não mostradas nessa ilustração).
A cavidade oral (boca) se conecta posteriormente com a orofaringe.
Inferiormente, a laringofaringe se conecta com as aberturas da laringe e do esôfago.

DEGLUTIÇÃO (O ATO DE ENGOLIR)
Os alimentos e os líquidos percorrem da cavidade oral diretamente para o esôfago durante a deglutição. Durante a deglutição, o palato mole fecha a nasofaringe, para evitar a regurgitação do material deglutido para o nariz.
A língua evita que o material deglutido retorne à boca.
Durante a deglutição, a epiglote se rebaixa para cobrir a abertura laríngea, como se fosse uma verdadeira tampa. As pregas ou cordas vocais também fecham-se junto com a epiglote. Essas ações se combinam para evitar que a comida ou líquido sejam aspirados (entrando na laringe, traquéia e brônquios).
Da mesma forma, a respiração é inibida durante a deglutição, ajudando a evitar que substâncias deglutidas entrem na traquéia e nos pulmões.
Ocasionalmente, pequenas porções de material alimentar entram na laringe e na traquéia durante a deglutição, desencadeando uma potente reação reflexa de tosse.

Esôfago

A terceira porção do tubo digestivo é o esôfago. O esôfago é um tubo muscular com cerca de 10 polegadas (25 cm) de comprimento e 3/4 de polegada (2 cm) de diâmetro, estendendo-se da laringofaringe até o estômago.
O esôfago se inicia no nível da borda inferior da cartilagem cricóide da laringe (C5 a C6), que coincide com o nível da borda superior da cartilagem tireóide.
O esôfago termina em sua conexão com o estômago, ao nível da décima primeira vértebra torácica (T11).
Na Fig. 14.7, o esôfago é visto posteriormente à laringe e à traquéia. A relação espacial do esôfago com a traquéia e as vértebras torácicas é importante de ser lembrada. O esôfago é posterior à traquéia e logo anterior aos corpos vertebrais cervicais e torácicos.
A aorta descendente torácica está entre o esôfago e a coluna torácica baixa.
O coração, no interior do saco pericárdico, é imediatamente posterior ao esterno, anterior ao esôfago e superior ao diafragma.
O esôfago é essencialmente vertical à medida que desce até o estômago.
Funcionando como um tubo de deglutição, o esôfago é a porção mais estreita do tubo digestivo. Na sua porção proximal, quando ganha o tórax, o esôfago permanece colabado em sua maior parte. Já na sua porção distal, quando atravessa o diafragma através do hiato esofágico, encontra-se dilatado ou aberto.
O esôfago transpassa o diafragma no nível de T10. Antes de ultrapassar o
diafragma, o esôfago apresenta uma dilatação, tal como mostrado na Fig. 14.8.
À medida que o esôfago se estende pelo mediastino posterior, duas indentaçães
podem ser identificadas. Uma indentação ocorre no arco aórtico, e a segunda é
encontrada onde o esôfago cruza o brônquio fonte esquerdo.
A porção inferior do esôfago mantém estreito contato com as por­ções posteriores
do coração.
,


Nenhum comentário:

Postar um comentário