segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DUODENO - SIST. GASTROINTESTINAL ALTO


Duodeno
A quinta e última porção do trato gastrointestinal alto a ser estudada neste capítulo é o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Como o duodeno é examinado de rotina durante o estudo radiográfico do trato gastrointestinal alto, ele será estudado neste capítulo, enquanto o restante do intestino delgado será estudado no Capo 15 com o trato gastrointestinal baixo.
O duodeno tem cerca de 8 a 10 polegadas (20 a 24 cm) de comprimento e é a porção mais curta, mais larga e mais fixa do intestino delgado.
A ilustração da Fig. 14.20 demonstra que o duodeno, em forma de C, está estreitamente relacionado  à cabeça  do pâncreas.
A cabeça do pâncreas, acoplada à alça em C do duodeno, ganhou de alguns autores a simbólica denominação de "o romance do abdome".
O duodeno e o pâncreas são estruturas retroperitoniais, isto é, es­tão localizadas posteriormente  peritônio parietal, como descrito no Capo 3,
dedicado ao abdome.

AS QUATRO PORÇÕES DUODENAIS
O duodeno tem o formato aproximado da letra C e consiste em quatro porções (Fig. 14.21). A primeira porção (superior) começa a partir do piloro. A primeira parte da porção superior é chamada de bulbo duo­denal, ou ampola. O bulbo duodenal é facilmente localizado em estudos baritados do TGI alto e deve ser cuidadosamente avaliado por se tratar de um sítio comum de doença ulcerosa péptica.
A próxima parte do duodeno é a segunda porção (descendente), o segmento mais comprido. A porção descendente do duodeno recebe os duetos biliar comum e pancreático, como será descrito no Capo 16, dedicado ao sistema biliar.
A terceira parte do duodeno é a porção horizontal. Essa porção se curva para o llado esquerdo para juntar-se ao segmento final do duodeno, a quarta porção (ascendente).
Ajunção do duodeno com a segunda porção do intestino delgado, o jejuno, é chamada de flexura duodenojejunal. Essa porção é relativa­mente fixa e presa por uma banda fibromuscular, o ligamento suspensor do duodeno (ligamento de Treitz). Essa estrutura é um importante ponto de referência em certos estudos radiográficos dos intestinos delgado e grosso.
 
RADIOGRAFIA DO ESTÔMAGO E DO DUODENO




Essa radiografia em PA do estômago e do duodeno fornece uma boa revisão das estruturas mais importantes na anatomia radiográfica. Identifique as estruturas assinaladas na radiografia e compare suas respostas com aquelas listadas abaixo, como se segue:
A. Esôfago distal
B. Junção esofagogástrica (orifício cárdico) C. Pequena curvatura do estômago
D. Incisura angular do estômago
E. Porção pilórica do estômago
F. Esfíncter pilórico
G. Bulbo duodenal
H. Segunda porção duodenal (descendente) I. Corpo do estômago
J. Grande curvatura do estômago
K. Pregas ou rugas gástricas
L. Fundo gástrico



Nenhum comentário:

Postar um comentário