terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

BIOTIPOS - SIST. GASTROINTESTINAL ALTO


SUMÁRIO
 
Em geral, três funções básicas do sistema digestivo são realizadas no interior do tubo digestivo. Primeira, a ingestão e/ou digestão toma lugar na cavidade oral, faringe, esôfago, estômago e intestino delgado. 
Segunda, os produtos finais da digestão, juntamente com água, vitaminas e minerais, são absorvidos principalmente pelo intestino delgado e, em pequena monta, pelo estômago, sendo, então, transportados para o sistema circulatório. Terceira, o material desprezado e não-absorvido é eliminado pelo intestino
grosso. (As funções digestivas do intestino grosso são descritas no Capo 15.)


Biotipo

O biotipo tem um grande efeito na localização do TGI no interior da cavidade abdominal. Para posicionar o paciente adequadamente e com precisão para a realização de procedimentos radiográficos do TGI, deve-se conhecer e entender as características de cada uma das classes de biotipo. As quatro classes gerais de biotipo estão na Fig. 14.23.


HIPERESTÊNICOS VERSUS HIPOSTÊNICOS/ASTÊNICOS (Fig. 14.25) 
Hiperestênicos: O tipo hiperestênico refere-se aos 5% da população com a constituição corporal atarracada, com o tórax e o abdome muito largos e profundos ântero-posteriormente. Os pulmões são curtos, e o diafragma é alto. O cólon transverso é elevado, e todo o intestino grosso tende a se alojar na periferia da cavidade abdominal. Esse tipo geral­mente requer duas radiografias a partir da linha média para incluir todo o intestino grosso. 
A vesícula biliar tende a se localizar em relação com a região pilórica e o bulbo duodenal. No paciente hiperestênico, a vesícula biliar está elevada e quase transversa, localizando-se bem à direita da linha média. O estômago também está muito elevado e assume uma posição trans­versa, estendendo-se aproximadamente de T9 a T12, com o seu centro cerca de 1 polegada (2,5 cm) distalmente ao processo xifóide. O bulbo duodenal se encontra no nível de T11 ou T12, à direita da linha média.

Hipostênicos/ Astênicos: Esses indivíduos, que representam o tipo corporal oposto, são mais magros e têm pulmões mais estreitos e compridos, com o diafragma baixo. Essa disposição faz com que o intestino grosso esteja muito rebaixado no abdome e tenha a sua maior capacidade na região pélvica. 
O estômago tem a forma de J e situa-se mais baixo no abdome, estendendo-se de T11 até abaixo das cristas ilíacas, aproximadamente até L5 ou até mesmo mais baixo. A porção vertical do estômago está à esquerda da linha média, com o bulbo duodenal próximo à linha média, no nível de L3 ou L4. 
A vesícula biliar está próxima à linha média ou ligeiramente à direita e verticalmente no nível da crista ilíaca, aproximadamente em L3 a L4.

Estênicos: (Fig. 14.25) A compleição corporal média é o tipo estênico, que é uma versão mais magra do hiperestênico. O estômago também lembra um J, está localizado mais inferiormente que o tipo atarracado, e geralmente se estende de T10 ou T11 até L2, aproximadamente. O bulbo duodenal se encontra entre L1 e L2, à direita da linha média. A vesícula biliar é menos transversa e se localiza a meio caminho entre a parede abdominal lateral e a linha média. A flexura colônica esquerda (esplênica) do intestino grosso é frequentemente muito elevada, iocalizando-se logo abaixo do diafragma esquerdo.

FATORES ADICIONAIS


Além do biotipo, outros fatores que afetam a posição do estômago incluem o conteúdo gástrico, a respiração, a posição corporal (em perversos deitado) e a idade. Como a porção superior do estômago está presa ao diafragma, se o indivíduo se encontra em inspiração ou expiração completa afetará a extensão supina do estômago. Todos os órgãos abdominais tendem a se rebaixar entre 1 a 2 polegadas (2,5 a 5 cm) na posição ortostática, ou mesmo mais, de acordo com a idade e a perda do tônus muscular. Para o radiologista, a localização correta do estômago e de outros órgãos de acordo com os diferentes tipos corporais evolui com a prática de posicionamento dos pacientes.
SUMÁRIO: FUNÇÕES  BÁSICAS DO SISTEMA DIGESTIVO.


1. Ingestão e/ou digestão
Cavidade oral
Faringe
Esôfago
2, Absorção
Intestino delgado e estômago
3. Eliminação
Intestino grosso
Estômago
Intestino delgado


.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário