segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ABERTURAS OU HIATOS DIAFRAGMÁTICOS (SIST. GI ALTO)



ABERTURAS OU HIATOS DIAFRAGMÁTICOS

O esôfago atravessa o diafragma ligeiramente à esquerda e posterior­mente
em relação ao ponto médio diafragmático. A ilustração à esquerda da Fig. 14.9 representa a superfície inferior do diafragma e indica as posições relativas do esôfago, veia cava inferior e aorta.
À direita temos a vista lateral das mesmas estruturas mostrando a curta porção abdominal do esôfago abaixo do diafragma. O segmento abdominal do esôfago, chamado de antro cárdico, mede entre 1 e 2 cm. O antro cárdico é acentuadamente encurvado para a esquerda após atravessar o diafragma para se ligar ao estômago.
A região de ligação do esôfago com o estômago é denominada junção esofagogástrica (orifício córdico). Essa abertura é mais bem ilustrada na página seguinte, Fig. 14.13. Cárdi(o) é um adjetivo que denota relação anatômica com o coração; assim, o antro cárdico e o orifício cárdico estão localizados próximos ao coração.
A junção entre o estômago e o esôfago se mantém inserida intima­mente ao diafragma, de modo que o estômago superior tende a seguir os movimentos respiratórios do diafragma.

DEGLUTIÇÃO E PERISTALSE
O esôfago contém camadas bem-desenvolvidas de músculo esquelético (circular e longitudinal) no seu terço superior, músculo liso e esquelético no seu terço médio e apenas músculo liso no seu terço inferior. Diferentemente da traquéia, o esôfago é um tubo normalmente colabado que se abre somente quando ocorre a deglutição. O processo de deglutição se continua no esôfago após ter sido iniciado na boca e na faringe. Os líquidos tendem a atravessar da boca e da faringe até o estômago apenas
pela gravidade. O bolo alimentar de material sólido atravessa o esôfago por gravidade e com a ajuda dos movimentos peristálticos.
A peristalse é uma série de ondas de contrações musculares involuntárias que impulsionam o material sólido e semi-sólido através do tubo digestivo.
Um bolo sólido de sulfato de bário preenchendo todo o esôfago é visto na Fig. 14.10, ganhando o estômago tanto por gravidade como por peristalse.
O acúmulo de bário no estômago é visto nessa radiografia em PA.       .
Um foco em maior aumento de uma radiografia na posição OAD visto na Fig. 14.11 demonstra o esôfago parcialmente preenchido com bário, com
s constrições peristálticas normais mais evidentes nas porções média e superior do esôfago.
A relação do esôfago com o coração é vista nessas radiografias. O esôfago é imediatamente adjacente às bordas direita e posterior do coração. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário